Pular para o conteúdo

Primeira usina de biometano do ES começa ser construída

  • por
marca ambiental

 

Começou a ser construída em Cariacica a primeira usina de biometano do Espírito Santo. Segundo a Marca Ambiental, empresa que vai gerir a estação, as obras de preparação do local e as bases civis já estão em curso e a nova planta estará em funcionamento até o segundo semestre de 2025.

O biometano é um gás renovável que surge a partir da purificação do biogás, produzido pela decomposição de materiais orgânicos como restos alimentares, esterco, resíduos urbanos e agrícolas. Considerado uma fonte de energia limpa e sustentável, ele desempenha um papel importante na diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

O projeto para construção da usina está sendo implementado com um aporte de R$ 70 milhões. De acordo com a empresa responsável, a unidade de Cariacica vai conseguir processar até 60.000 Nm³/dia de biogás.

A construção do espaço ganhou impulso adicional com a redução do ICMS de 17% para 12%, após entrar em vigor, no dia 1º de janeiro deste ano, uma iniciativa do Governo do Estado que fomenta o gás natural e o biometano como alternativas mais limpas e sustentáveis de combustíveis.

“Estamos estruturando e fortalecendo estratégias, cada vez mais eficientes, para termos consolidado no Espírito Santo um ambiente favorável para impulsionar a transição energética, e o gás natural é a porta de entrada, principalmente pela capacidade de fornecer combustível menos poluente a setores de alto consumo, como transportes e indústria por exemplo. Com a redução de tributos temos menores tarifas para estimular o mercado”, destaca o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

Transformando lixo em solução

Segundo a Marca Ambiental, a construção da usina de biometano vai complementar e desenvolver ainda mais o trabalho que já vem sendo feito pela Central de Valorização de Resíduos da empresa, que, desde 2018, opera a primeira usina termelétrica do Espírito Santo, convertendo biogás gerado pela decomposição de resíduos orgânicos em energia elétrica.

“Com a usina de biometano, a Marca Ambiental reforça seu compromisso com a sustentabilidade, transformando o lixo em uma fonte de energia renovável que reduz emissões e promove uma economia circular. A iniciativa também está alinhada ao Programa ES Mais+Gás, que busca consolidar o Espírito Santo como referência na transição energética no Brasil”, destaca a empresa.

Além da usina de Cariacica, a Marca Ambiental está acelerando estudos para viabilizar a produção de biometano no aterro de Linhares. “Esse é um aterro compacto, mas com a redução do ICMS, ele poderá entrar em operação muito antes do esperado”, complementou o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *