*Com informações do portal ES360
O município de Vitória apareceu em primeiro lugar no ranking das capitais brasileiras com melhor funcionamento da máquina pública. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (20) pela ONG Centro de Liderança Pública (CLP).
Em segundo lugar vem Campo Grande (MS) e Porto Alegra (RS). De acordo com os dados da entidade, são avaliados itens como Custo da função administrativa, Custo da função legislativa e Qualidade da informação contábil e fiscal.
Veja também: A Gestão Municipal de Renzo Vasconcelos avança na saúde
Vitória é destaque em eficiência administrativa, transparência e custo reduzido
Outros fatores como Tempo para abertura de empresas, Qualificação do servidor e Transparência municipal também ajudaram colocar Vitória no topo do levantamento.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou o choque de gestão adotado logo quando assumiu, em janeiro de 2021, o que contribuiu para mais esse importante resultado. Além disso, enaltece o empenho de todos os servidores públicos do município.
“Temos utilizado os recursos de forma mais eficiente, promovendo um ambiente favorável para criação de mais oportunidades de emprego e renda para os moradores. Tudo é fruto de uma construção coletiva. Reforçamos a necessidade de continuarmos atentos às contas, com responsabilidade e pés no chão,” relatou o prefeito.
Segundo ele, foram feitos ajustes fiscais desde o início da gestão e foram concedidos abonos e o maior reajuste dos últimos tempos aos servidores. “Essa medida aquece a economia na cidade e gera renda e oportunidades. Hoje, Vitória é destaque em vários setores, e isso é fruto do trabalho das milhares de pessoas que atuam na administração municipal. É motivo de orgulho saber que todas as medidas que adotamos ajudaram a conquistar mais esse grande resultado, comprovando a eficiência de nossas equipes na promoção de bem-estar social e qualidade de vida para nossos moradores”.
O Ranking de Competitividade dos Municípios analisa os 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes.
Ranking das Capitais com melhor Funcionamento da Máquina Pública
- Vitória (ES)
- Campo Grande (MS)
- Porto Alegre (RS)
- Curitiba (PR)
- Fortaleza (CE)
- Recife (PE)
- Maceió (AL)
- Rio Branco (AC)
- São Paulo (SP)
- Salvador (BA)
- São Luís (MA)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Belo Horizonte (MG)
- Teresina (PI)
- João Pessoa (PB)
- Palmas (TO)
- Manaus (AM)
- Florianópolis (SC)
- Porto Velho (RO)
- Goiânia (GO)
- Aracaju (SE)
- Natal (RN)
- Boa Vista (RR)
- Belém (PA)
Fonte: Ranking de Competitividade dos Municípios (CLP)
Sobre o CLP
O CLP – Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.